Políticas de segurança alimentar é tema de seminário na UESPI

0

O Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), sediou nesta quarta (29), seminário sobre “Segurança alimentar e nutricional no atual contexto social, político e econômico”. O evento teve como objetivo oportunizar  reflexões e discussões sobre segurança na alimentação e apresentou o plano de ação do Conselho Estadual de Segurança Alimentar Nutricional- CONSEA.

O evento vai até às 18h e possibilita aos participantes mesas-redondas com convidados externos, memória do CONSEA, oficinas de trabalhos, intervalo saudável, apresentação de projetos de pesquisa, e implementação das prioridades do plano.

Na oportunidade, a Coordenadora de Residência Profissional em Saúde da Família e Comunidade da UESPI, Profa. Dra. Andreia Lima, ressalta que a parceria da instituição com o CONSEA e outros órgãos na realização do evento trouxe uma ampliação de horizontes, e a troca de saberes entre a comunidade, os acadêmicos e os conselheiros sobre os temas debatidos ao longo do dia.

DSC_0301

Evento discutiu a segurança alimentar e nutricional no atual contexto social, político e econômico

O Seminário prevê, junto ao CONSEA, a elaboração do plano estadual de segurança alimentar e nutricional, a definição do programa de arrecadação de alimentos, a discussão do projeto MATOPIBA que inclue os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, além de  fazer a apresentação dos conselheiros, que auxiliam na política de criação e proteção ao pequeno produtor rural.

DSC_0288

Mesa-redonda de abertura foi mediado por Janice Lustosa, presidente do CONSEA

A Presidente do CONSEA, Janice Lustosa intermediou o debate inicial do evento aos presentes que contou com a presença de representantes da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional – CAISAN, da Instituição Social Cáritas e da Secretaria de assistência Social e Cidadania- SASC.

Para a estudante de Nutrição, Maria Francisca Freitas, “o seminário vem a contribuir para adquirir mais conhecimentos por ser um tema interessante aos nutricionistas”, frisou. Além da própria comunidade acadêmica da UESPI, estudantes de universidades e faculdades públicas e privadas também estiveram presentes no evento.

O Seminário é uma atividade que faz parte do programa de Residência que conta com os 16 residentes e discute técnicas operacionais sobre o que é segurança alimentar. “Esse momento é muito específico principalmente para o cenário em que o Brasil vem passando. Com as operações da ‘carne fraca’, nunca se falou tanto em segurança alimentar”, concluiu a Profa. Andreia Lima.

Share.

Deixe seu comentário