Instituto Antonino Freire completa 106 anos no dia 15 de maio

0
Com o lema “Construindo a História da Educação Piauiense”, o Centro de Formação Antonino Freire completa, no dia 15 de maio, 106 anos de aniversário. A data será marcada por uma semana de atividades, de 16 a 20 de maio.
 
De acordo com a direção da instituição, Gildete Milu, o ápice das comemorações será a inauguração de um Memorial, no dia 17 de maio, que vai homenagear os ex-diretores da instituição e estará aberto a visitação durante toda semana. Na mesma ocasião também serão feitas homenagens de honra ao mérito e apresentações culturais.
A criação do memorial visa preservar o acervo do patrimônio educativo por entender que este é um legado para as futuras gerações. “Como o Centro de Formação possui em seu arquivo documentos da fundação da Escola Normal Oficial do Piauí e do Instituto de Educação Antonino Freire que não se encontram catalogados, embora sirvam de base a muitos pesquisadores piauienses, entende-se que é necessária sua preservação a partir de implantação de um memorial”, justifica a direção.
 
O memorial fará o resgate da história do Antonino Freire ao longo de mais de um século de trabalho pela educação piauiense, mostrando sua contribuição para a história da educação no Estado. O memorial é um divisor de águas, tendo em vista que nessa nova fase a missão da antiga escola normal passa a ser a Educação Continuada dos servidores da rede estadual de ensino do Piauí.
 
Nessa nova fase o Antigo Instituto de Educação Antonino Freire passou a ser um Centro de Formação dos Profissionais da Educação, que tem como missão cuidar da qualificação dos servidores da rede pública visando elevar os indicadores da educação piauiense.
Fonte: SEDUC -P I 
Share.

Deixe seu comentário