Didácio Silva representa o Piauí no Prêmio Nacional

0
O Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) Didácio Silva, localizado no Dirceu Arcoverde II, zona Sudeste da capital, vai representar o Piauí no Prêmio Nacional em Brasília e poderá se tornar uma instituição referência de educação no País. A unidade conseguiu a premiação estadual e foi classificada em primeiro lugar no Estado como “Escola Destaque 2015-2016”. A competição está em sua 15º edição e pretende premiar as escolas que estão transformando o ensino por meio da prática da gestão democrática e de qualidade do ensino.A escola concorre agora em nível regional, onde serão classificadas apenas cinco escolas, sendo uma para cada região do Brasil e, posteriormente, será selecionada uma escola, a qual será a finalista Nacional, ou seja, “Referência Brasil”, cujo prêmio é R$ 30 mil para a escola vencedora.

Organizado pelo Consed (Conselho Nacional de Secretários da Educação), em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, o Prêmio Gestão Escolar tem como objetivo valorizar e motivar as escolas públicas do País a praticarem a gestão democrática e de qualidade, na figura do diretor da unidade de ensino, oferecendo aos gestores um instrumento de autoavaliação e um roteiro de planejamento de novas ações.

Desde 2013, o prêmio passou a ser realizado em processos bianuais: em anos ímpares acontece a premiação, enquanto que em anos pares os professores e gestores recebem formação.

Para a coordenadora do prêmio no Piauí e gerente escolar da Seduc, Maria do Carmo Marques, o Didácio Silva tem grandes chances de ganhar nacionalmente. “O mais importante desse prêmio é fazer com que os diretores das escolas parem, analisem o que está sendo feito em suas instituições e façam um plano de ação para melhorar mais ainda a sua qualidade de ensino. Dessa forma, eles podem perceber, mudar o que não está dando certo e avançar no que eles estão acertando”, declara.

????????????????????????????????????

O diretor CEMTI Didácio Silva, Alberto Machado, informou que a visão que tem hoje de participar do Prêmio Gestão Escolar é que é uma ação essencial para que a escola pare e reflita sobre o seu fazer, intensificando o trabalho em suas potencialidades e focando essencialmente em suas fragilidades.

“É uma ação coletiva, participativa, que envolve todos os segmentos da escola: professores, alunos, funcionários, pais e equipe gestora. Somos avaliados por todos e, assim, coletivamente, elaboramos o plano de ação para atacar as fragilidades. Dessa forma, avançarmos a cada ano”, destacou o diretor.

Alberto disse ainda que participa do Prêmio Gestão Escolar desde 2005, e hoje estar concorrendo ao prêmio nacional é um sonho. “Isso tudo é resultado de muito esforço e dedicação. Estamos sempre em diálogo, refletindo com toda equipe escolar em busca de qualidade no ensino. Então surgem ações em cima das problemáticas levantadas, assim os professores também trabalham com os alunos levando-os a enxergarem as problemáticas locais e, posteriormente, mais distantes para, a partir de então, iniciar o trabalho. Somos uma família, a família Didácio Silva”, finalizou emocionado o diretor.

Confira a lista das escolas selecionadas na etapa estadual:

1º Lugar – Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) Didácio Silva (Teresina)
2º Lugar – Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) João Henrique de Almeida Sousa (Teresina)
3º Lugar – Unidade Escolar Antonio Borges Leal ( Manoel Emídio)

Fonte: Ascom Seduc

Share.

Deixe seu comentário