UFPI sedia curso sobre cinema e cordel com professora da França

0

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCom) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realiza nos dias 20, 21 e 23 de novembro o curso Intertextualidades: Cinema e Cordel. A ministrante será a professora-doutora da França Sylvie Debs e acontece na UFPI, de 8h as 12h. As inscrições já estão abertas, custam R$ 50 e podem ser feitas até dia 19, na sala da secretaria do curso.

No dia 19, Sylvie Debs profere palestra e lançará seu livro Cinema e Cordel: Jogos de Espelhos recém-lançado no Brasil com o apoio do Ministério da Cultura. A palestra e lançamento do livro acontecem às 19h30, em frente à livraria Monsenhor Melo próximo à Biblioteca Central Carlos Castello Branco (UFPI).

Sylvie Debs é doutora em Literatura Comparada pela Universidade Le Mirail de Toulouse, e é considerada uma das maiores especialistas de cinema brasileiro na França. Já publicou Patativa do Assaré (2000), Os mitos do sertão: emergência de uma identidade nacional (2002) e Brasil: o ateliê dos cineastas (2004), assim como inúmeros artigos sobre cinema, literatura de cordel e cultura popular, em revistas especializadas.

Foi produtora associada de filmes de longa-metragem e participou como jurado em festivais de cinema no Brasil e em outros países. Como adida de cooperação e ação cultural na Embaixada de França no Brasil (2006-2010), foi uma das organizadoras do Ano França-Brasil e, depois, no México (2010-2013), também como adida cultural, promoveu e participou de importantes eventos e intercâmbios culturais e artísticos entre o México e França.

Fonte: G1 Piauí

Share.

Deixe seu comentário