Por que a Finlândia está mudando ‘um dos melhores sistemas de educação do mundo’?

0

A Finlândia, país conhecido pelo sistema educacional considerado um dos melhores do mundo, prepara uma mudança radical com o objetivo de aumentar ainda mais a qualidade de suas escolas. A partir de 2016, todos os centros de ensino do país nórdico começarão a aplicar um novo método conhecido como “phenomenon learning” (que pode ser traduzido como “aprendizagem experimental”).

Segundo este sistema, as aulas tradicionais são substituídas por projetos temáticos nos quais os alunos se apropriam do processo de aprendizagem. “Na educação tradicional os alunos vão a sala de aula e tem aulas de matemática, depois de literatura e depois de ciências. Agora, em vez de adquirir conhecimentos isolados sobre matérias diferentes, o papel do estudante é ativo. Eles participam do planejamento, são pesquisadores e também avaliam esse processo”, disse à BBC Marjo Kyllonen, gerente de educação de Helsinque.

Kyllonen afirma que a forma tradicional de educação, dividida entre matérias diferentes, não está preparando as crianças para o futuro, “quando precisarão de uma capacidade de pensamento transdisciplinar, olhar os mesmos problemas a partir de perspectivas diferentes e usando ferramentas de diferentes”.

 

Fonte: Terra

Share.

Deixe seu comentário