Professores de matemática do Piauí receberão oficinas de formação

0

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) estão acertando detalhes de um projeto que deve promover a formação dos professores da rede estadual em todo o Piauí, através de oficinas. A secretária Rejane Dias recebeu na tarde desta quinta-feira (12) o professor Antônio Amaral, de Cocal dos Alves e a diretora da SBM, Marcela Souza, para discutir a implantação do projeto.

Professor Amaral, conhecido internacionalmente pelo trabalho que desenvolve junto aos alunos da Unidade Escolar Augustinho Brandão, na Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep), revela que o objetivo é formar os professores que estão em sala de aula.

“Desenvolveremos o projeto em três etapas através de oficinas de formação com professores especialistas. A primeira é um minicurso, a segunda o acompanhamento das atividades dos professores formandos em sala de aula, que será um laboratório, e a terceira a compilação dos resultados obtidos. Queremos beneficiar inicialmente 40 professores”, explica Amaral.

O diferencial desse projeto, segundo explica Marcela Souza, é que ele coloca o professor formador ao lado do professor que está em sala. “Esse projeto nasce de baixo para cima, onde o professor usará sua realidade como estudo, buscando as possibilidades de intervenção”, relata.

Rejane Dias revela que a Seduc busca iniciativas como essa para promover a melhoria na qualidade do ensino ofertado. “É através dessas parcerias que conseguiremos evoluir mais rapidamente no cenário educacional. Elas são importantes e necessárias, pois necessitamos da ajuda de todos para fazer com que a educação do Piauí seja cada vez melhor”, enfatiza.

O projeto será desenvolvido em seis oficinas dos principais conteúdos do currículo da educação básica (probabilidade, algoritmos, GeoGebra, Obmep, entre outros). Inicialmente, atuará em 40 escolas do Estado, beneficiando cerca de 5.600 alunos.

Fonte: Ascom SEDUC

Share.

Deixe seu comentário