UESPI em parceira com a CGE lançam aplicativo “De Olho na Gestão” desenvolvidos por estudantes e professores da Instituição

0

O Laboratório OPALA/CUIA da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, lança na manhã desta quinta-feira, 19, um aplicativo desenvolvido em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE) o “De Olho na Gestão”, nome dado ao app, que visa possibilitar a população conhecer as atividades que envolvam os gastos com o erário do Estado. O lançamento faz parte do 17ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno – CONACI, que acontece durante os dias 19 e 20 no Blue Three Tower Rio Poty Hotel.

O app permitirá que o cidadão possa acompanhar melhor a gestão através da participação direta, fornecendo informações importantes para o trabalho interno da controladoria, bem como dando acesso a informações abertas do governo. De acordo com o professor Dr. Bringel Filho, o aplicativo é resultado do esforço de uma equipe de estudantes e professores da UESPI, que trabalharam no projeto. “Devemos parabenizar a equipe desenvolvedora, Henrique Mota, Pedro Costa, Natan Pedrosa, Wollace Rodrigues e Marcos de Moraes, por todo empenho”, afirmou.

Os cidadãos poderão acompanhar as ações de controle da administração por duas formas: requisitando informações referentes a gestão dos recurso públicos, e que estão sob a custódia da Controladoria Geral do Estado, como explica Bringel Filho, “a interface é bastante simples, e de modo rápido o cidadão poderá pedir esses dados” a segunda maneira será o fornecimento de informações do cidadão para a CGE, “caso a população queira fazer algum tipo de denúncia sobre a má versação dos dinheiro público ele terá essa possibilidade. Com a vantagem de ter sua identidade mantida sob sigilo, se o denunciante se sentir ameaçado”, ressaltou o pesquisador.

Os pesquisadores estão desenvolvendo outros aplicativos para Governo do Estado, todos com objetivo de aproximação a Administração Pública, da sociedade.

 

Fonte: UESPI

Share.

Deixe seu comentário