UESPI recebe representantes do IMEPI e Inmetro e estuda a oferta de cursos

0

A Administração superior da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) esteve reunida na manhã desta terça-feira, 17, com o diretor do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI), Maycon Danylo Monteiro, e com o Coordenador Geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (Cored) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Omer Pohlmann Filho, para discutir sobre a assinatura de um convênio de estágios para estudantes da universidade. O encontro ocorreu no Palácio Pirajá, no campus Torquato Neto, sede da Instituição de Ensino Superior.

De acordo com o reitor da UESPI, prof. Dr. Nouga Cardoso, as áreas contempladas serão os cursos com afinidades com os trabalhos desenvolvidos pelos profissionais do IMEPI e Inmetro. “Neste primeiro momento pensamos nos cursos de engenharia elétrica, engenharia civil, química, física e biologia. São cursos cuja formação tem interfaces com os trabalhos realizados pelos profissionais destas instituições. E possivelmente o bacharelado em Direito porque os produtos analisados obedecem legislações específicas”, explicou o gestor.

A parceira entre as duas instituições e a Universidade Estadual do Piauí visa ainda o oferecimento de curso de formação em áreas como Metrologia e verificação da qualidade de produtos, como declarou Omer Pohlmann Filho: “A parceria pode crescer mais um pouco além de oferecer um estágio prático, para que possamos viabilizar a oferta de um curso que temos no IMEPI, que é a formação de técnicos em Metrologia e Avaliação da Confiabilidade. É uma formação bastante específica e que não existe em outras instituições especializadas. E é isso que nós conversamos com o reitor para analisar a viabilidade dessa proposta”, disse.

Os cursos serão oferecidos nos campi, núcleos e polos da universidade no interior do estado, oferecidos em duas modalidades, ensino à distância e presencial e serão distribuídos de acordo com os curso contemplados. As aulas serão ministradas por técnicos do IMEPI e Inmetro.

O diretor do IMEPI, Maycon Danylo Monteiro, afirmou que a escolha pela parceria com a universidade reside na relevância na formação dos cidadãos piauienses. “A UESPI é umas das instituições mais importantes e respeitadas do nosso Estado. Além de excelente formadora de mão de obra qualificada”, finalizou.

O que fazem o IMEPI e o Inmetro?

As duas instituições tem como objetivo central a proteção dos consumidores brasileiros contra eventuais irregularidades que os produtos industriais, tecnológico e serviços possam apresentar em decorrência do processo de industrialização.

A função desempenhada pelo IMEPI (Instituto de Metrologia do Estado do Piauí) foi instituída pela Constituição Federal, no artigo 170, inciso V, e no seu artigo 5º, inciso XXXII, que imputa ao Estado a defesa do consumidor.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) foi criado em 1973, durante o crescente processo de industrialização do Brasil, e tem em sua missão institucional “fortalecer as empresas nacionais, aumentando a sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços”.

Fonte: UESPI

Share.

Deixe seu comentário